Psicoterapia como impulsionador do crescimento
- Psicólogo Tiago Farias
- 12 de abr. de 2022
- 1 min de leitura
Um instrutor de alpinismo não carrega o seu aluno nas costas para subir a montanha mas o apoia, motiva e orienta sobre quais caminhos são mais perigosos e onde pode haver armadilhas ou riscos a integridade de seu aluno. Muitas vezes a depender do desafio, o instrutor mantém uma corda que o conecta ao seu aluno e que serve de apoio emergencial, um salva vida diante de um escorregão ou de um imprevisto afim de evitar o pior.
Analogamente a psicoterapia também serve pra apoiar, orientar, para manter uma conexão de suporte com a realidade. Serve para ajudar a desbravar, a estudar os desafios e capacitar para a superação dos obstáculos. Muitos podem ver um paredão como intransponível, outros podem desejar conquistá-lo mas que não saberão como fazê-lo. Muitos temerão porque escalar significa sair do lugar. E o novo pode assustar porque pode exigir criatividade, flexibilidade e esforço dos quais ainda não tenhamos desempenhado.
Mas para todos, há a opção de buscar conhecimento, técnica e preparo para lidar com as mais diversas situações.
O psicólogo não carrega o seu cliente nas costas mas é um grande diferencial para superação e mudança quando os assuntos são obstáculos emocionais.
Caso você se perceba diante de grandes paredões ou talvez numa profunda depressão, procure um psicólogo para o auxiliar. A escalada ainda sim será um desafio, mas dessa vez você não fará sozinho. Terá um guia competente pra te orientar.




Comentários